Portugal: Angolano lança

Lisboa (Da correspondente) - O livro intitulado "Futebol Popular no Sambizanga 1974-1976" do antigo futebolista angolano, Francisco Van-Dúnem(Vadiago), foi apresentado neste sábado, em Lisboa, pelo editor, João Ricardo Rodrigues., O livro com...

Portugal: Angolano lança

Lisboa (Da correspondente) - O livro intitulado "Futebol Popular no Sambizanga 1974-1976" do antigo futebolista angolano, Francisco Van-Dúnem(Vadiago), foi apresentado neste sábado, em Lisboa, pelo editor, João Ricardo Rodrigues.,

O livro com mais de 130 páginas conta a história do futebol angolano, particularmente do Sambizanga, nos anos de 1970.

 Em declarações à Angop, à margem do lançamento da obra, Francisco Van-Dúnem disse que o manual o tem um grande significado porque retrata memórias do período entre 1974 e 76, altura que Angola vivia o conflito armado (luta pela independência).

 De acordo com o autor, na altura os moradores do bairro não tinham nada para fazer senão mesmo ficar nas ruas ou ir a guerra.

Segundo o antigo craque do futebol angolano, o que os jovens encontraram como forma de os manter ocupados, e que também saíam a ganhar, era praticar o futebol.

 " Naquela altura, nós que estávamos confinados no bairro, o futebol foi um alívio para todos, porque ajudou-nos a passar o tempo", contou.

 No livro, que conta com uma tiragem de mil e 500 exemplares, o autor faz referência de antigos jogadores como Santinho, Santo António, Simão João, Cavungi, Man Biji, Salviano Magalhães entre outros.

A propósito da obra, o músico Barcelo de Carvalho disse ser uma satisfação ver um livro que retrata a história do futebol do Sambizanga nas bancas e que o mesmo permitirá às novas gerações terem conhecimentos de como os angolanos jogavam num período de conflito.

 Bonga, como é carinhosamente chamado, disse ainda ser importante que os jovens tenham conhecimentos sobre a história do passado, mas, entretanto, isso só é possível se os mais velhos criarem condições para o fazerem "como é o caso que nós acabamos por presenciar", disse.

Já o editor da obra, João Rodrigues, salientou que foi a primeira edição e que Angola também terá a oportunidade de contar com a obra no mês de Abril.

 Acrescentou ainda que o livro traz uma linguagem clara sobre o futebol no antigamente.

Francisco Van-Dunem, nasceu em Luanda, no bairro do Sambizanga em 1956. É licenciado em geologia do petróleo, pela Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto.

Assistiram ao acto, o Adido Cultural da embaixada de Angola em Portugal, Luandino Carvalho, responsáveis do Sport Lisboa e Benfica, antigos jogadores angolanos, jornalistas, estudantes entre outros.

,