MAPTESS coopera com Portugal na área de formação profissional

Um protocolo de cooperação para o período 2020-2022, nos domínios da formação profissional, assistência técnica e troca de experiências, foi rubricado nesta segunda-feira, 10, em Lisboa, pelo ministro da Administração Pública, Trabalhado e ...

MAPTESS coopera com Portugal na área de formação profissional

A assinatura do acordo representa o reactivar da colaboração institucional entre o MAPTSS e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal e abrange a área da segurança social.

 


Em declarações à imprensa, à margem da assinatura dos documentos, Jesus Maiato referiu que o memorando é fruto da visita do Presidente angolano, João Lourenço, em Novembro de 2018, a Portugal, e de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, em 2018.

 


O governante informou ainda que, em 2003, foi assinada uma convenção, mas não foi implementada na altura.

 


A anteceder a assinatura deste protocolo, decorrido nas instalações do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em Lisboa, testemunhado pelo Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, os dois ministros estiveram reunidos durante cerca de uma hora para agilizar a calendarização das etapas de aplicação, para este ano.

 


Nesse sentido, ficou estabelecida a criação de uma equipa de trabalho com responsáveis dos dois países, que vão encarregar-se de estabelecer a calendarização da aplicação das acções prioritárias a serem desenvolvidas até ao final do ano.

 


No âmbito da sua deslocação a Portugal, o governante angolano visitou o Centro de Formação Profissional da Amadora, que tem o foco para as áreas da electricidade, energia, electrónica e automação, bem com o Instituto de Energia e Formação Profissional, localizado na cidade de Setúbal.

 


Nesta visita de trabalho, Maiato está acompanhado de uma delegação integrada por directores e técnicos do seu gabinete.

 


Angop