Governo do Bié recomenda estudo para gestão do kit de construção

Cuito - O governo da província do Bié recomendou ao Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas a realização de um estudo sobre a gestão e utilização adequada do kit de terraplanagem e construção de estradas, entregue a 27...

Governo do Bié recomenda estudo para gestão do kit de construção
Cuito - O governo da província do Bié recomendou ao Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas a realização de um estudo sobre a gestão e utilização adequada do kit de terraplanagem e construção de estradas, entregue a 27 de Janeiro deste ano, pelo Ministério da Construção para assegurar a circulação de pessoas e mercadorias.,

De acordo com um comunicado da II reunião ordinária do governo local, realizada nessa sexta-feira, e que a Angop teve acesso sábado, o aproveitamento racional da maquinaria vai permitir a abertura de novos traçados rodoviários, sobretudo, para os centros de produção agrícola, no âmbito do Programa de Diversificação da Economia local e impulsionar o bem-estar das populações.

O kit de equipamentos diversos para terraplanagem e construção de estradas é composto por camiões basculante, de carga geral, cisterna de água, caldeira de emulsão, cavalo mecânico para carregamento de máquinas, pá carregadora, buldozer, moto niveladora, moto escavadora, retro escavadora, cilindro R/P, cilindro pé de carneiro, cilindro vibrador, placa vibratória, mini-carregadora e tractor agrícola (um de cada).

Faz ainda parte do equipamento, uma fábrica de artefactos de cimento, betoneira à gasolina, cortadora manual, cortador de pavimento, hidro-limpadora, compressor com reboque, martelo pneumático, roçadeira valetas com braço, carrinhas, pares de botas para água e sapatos de segurança (com 40 unidades cada).

Picaretas, pás, enxadas, ancinhos, maço com calço de metal, carrinho de mão, regadores, foices, vassouras, vassourões, serras, limas, luvas, capacetes e coletes de alta visibilidade (com 15 unidades cada) são outros meios que integram a alista de equipamentos.

O Bié tem mais de 70 mil quilómetros quadrados e uma malha rodoviária de perto de três mil quilómetros, daí que o Governo, para garantir a mobilidade de pessoas e mercadorias, vai apostar na recuperação de vias secundárias e terciárias, assim como de algumas ruas para melhorar a imagem das cidades.   

O encontro, segundo o documento do governo, apreciou ainda o estado actual das obras paralisadas, tendo sido recomendado a necessidade de haver um trabalho mais aturado entre as empresas e os órgãos afins, com a finalidade de se concluir as obras.

Já, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção Municipal (PIIM), na região, este ano, prevê-se a terraplanagem de 600 quilómetros e a asfaltagem de outros 67 quilómetros, assim como a reparação de outras vias construídas na época colonial, em estado de degradação.

O governo apreciou ainda a utilização dos kits de mecanização agrícola atribuído à província, tendo recomendado a abertura de concurso público num prazo de 30 dias, para a exploração dos referidos meios, bem como a criação das brigadas de mecanização agrícola, visando alavancar o crescimento do sector agrário, combater a pobreza no seio das comunidades.

Foram igualmente informados sobre o lançamento da campanha de limpeza nos bairros, cadastramento dos antigos combatentes e veteranos da pátria, concurso público de ingresso de novos professores e enfermeiros, estado actual da hotelaria na província e dos preparativos do Carnaval edição 2020 entre outros.

,